quarta-feira, 23 de setembro de 2009

43 perguntas e respostas sobre gravidez. Vale a pena ler!

1. Posso usar laxante?
Melhor evitar. Os laxantes que provocam contração intestinal podem, também, provocar contração uterina. Prefira substâncias que aumentam o bolo fecal, sem causar contrações, como ameixa e tamarindo.

2. Posso usar adoçante?
Sim, desde que sejam respeitadas as doses máximas diárias. Entretanto, stévia pura ou com xilintol, é uma solução mais natural.

3. Posso tomar refrigerante diet?
Os refrigerantes retiram diversos minerais do organismo, como cálcio, magnésio e selênio e o adoçante interfere com vitaminas e outros nutrientes. O uso eventual (uma ou duas vezes por semana) é uma opção mais segura.

4. Por que meus cabelos estão caindo?
Podem ser várias as causas: falha na alimentação (excesso de carboidrato, gordura, açúcares, farinhas); carência de vegetais, (principalmente crus); carência hormonal ou problemas na tireóide.

5. Tomo pouquíssima água. É prejudicial?
Sim, os rins sofrerão uma grande sobrecarga. Como conseqüência, você pode ter infecções e até cálculos renais. São recomendados, no mínimo, seis copos por dia.

6. Tenho muitos gases. Como resolver esse problema?
Evite ficar sentada durante muitas horas, pois isso acarreta a formação de gases. Diminua o açúcar, doces, massas, pão, bebidas gasosas e derivados do leite, principalmente à noite.

7. Como evitar o aparecimento de estrias?
Evite engordar muito. Dez a doze quilos, no máximo. Não fume e use óleos a base de uréia, aloe vera e amêndoas, nos seios, quadris e abdômen.

8. Dores nas costas no final da gravidez. É normal?
Afaste a possibilidade de infecção urinária e/ou renal. Certifique-se ainda de que não se trata de ameaça de parto prematuro. Eliminadas estas possibilidades, veja se não está adotando uma postura errada, forçando a musculatura dorsal. De qualquer forma, consulte seu médico.

9. Estou na 40ª semana e quero ter parto normal. Quantos dias posso esperar?
Depende do funcionamento da placenta. Se estiver tudo bem, pode esperar um, dois ou mais dias. Um dos exames possíveis para se avaliar o funcionamento placentário é a cardiotocografia basal.

10. Não tenho vontade de ter relações sexuais. É normal?
Sim, é muito comum e pode perdurar por alguns meses após o parto. A tendência é que tudo volte, com o tempo, ao normal.

11. Posso fazer exame de toque no terceiro mês de gravidez?
Sim, desde que seja feito com cuidado.

12. Posso trabalhar em pé durante muitas horas?
Depende da evolução da sua gravidez. Quanto maior o esforço físico, maior a possibilidade de contração uterina, que pode provocar aborto ou parto prematuro.

13. No parto normal, o que acontece se o bebê estiver com cordão umbilical enrolado no pescoço?
Só terá problemas se, à medida que o bebê descer pela bacia, o cordão começar a apertar. Normalmente, no início desse processo, o obstetra - pela variação dos batimentos cardíacos – indica a cesariana.

14. Não suporto leite. Como substituir este alimento tão rico em cálcio?
Tente o leite de soja e consuma bastante agrião, couve, rúcula, espinafre e caroço de abóbora torrado, que é, também, rico em ferro.

15. É normal ter secreção vaginal?
Se for esbranquiçada, sem cheiro ou prurido (coceira) é normal. Caso tenha outras características pode ser uma infecção e precisa ser tratada.

16. Estou grávida e menstruo. Isso é possível?
O sangramento, possível numa gravidez, não é menstruação. As características são diferentes: dura menos dias, o fluxo é menor e o sangue é mais escuro.

17. Posso ter parto normal depois de uma cesariana?
Sim, principalmente se a indicação da cesariana não foi por falta de dilatação do colo do útero. Na tentativa de parto normal, é preciso muito cuidado para que o útero – fragilizado pela cicatriz da cesariana – não se rompa.

18. Como evitar a azia?
Tente comer várias vezes, em pequenas quantidades. Evite cafeína (café e mate), chocolate, frituras, frutas cítricas, condimentos fortes e água gasosa ou refrigerante.

19. Miomas podem crescer durante a gravidez?
Sim, podem e por isso devem ser monitorados pela ultra-sonografia. Miomas não prejudicam diretamente o bebê, mas sua presença pode trazer um risco maior de sangramento, parto prematuro, deslocamento da placenta e ruptura da bolsa.

20. Câimbras e pés inchados. O que fazer?
Tome bastante água de coco, rica em cálcio e potássio. Para melhorar o inchaço dos pés, diminua o sal da comida e, sempre que puder, ponhas os pés para cima.

21. Fumar prejudica o desenvolvimento do feto?
Sim. O cigarro prejudica o crescimento do feto, gerando crianças pequenas e mais frágeis, tanto do ponto de vista físico, como intelectual.

22. Tive um aborto espontâneo. Pode acontecer outra vez?
Na primeira gravidez o risco é de 10% a 12%; na segunda, a possibilidade aumenta, para, aproximadamente 20%.

23. Tive algum sangramento no início da gravidez. Isso afeta o bebê?
Sangramentos, no primeiro trimestre, acontecem, aproximadamente em 20% das gestações. Alguns terminam em aborto, outros não têm maiores conseqüências e o feto não é afetado.

24. Herpes prejudica o desenvolvimento do bebê?
Durante a gestação, não, mas na hora do parto, se a infecção tiver presente, o médico faz uma cesariana para evitar o contágio do feto.

25. Tomar ácido fólico é importante? Quais os alimentos que contém esta vitamina?
É importante não só durante a gestação, mas, também, antes dela. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.

26. Quanto tempo depois da cesariana, posso voltar a ter relações sexuais e fazer exercícios físicos?
De forma completa, cerca de 60 dias após o parto.

27. Tenho candidíase e o médico receitou uma pomada. Meu bebê será prejudicado?
Não. A infecção pela cândida albicans, é muito comum na gestação. O tratamento vaginal para esta e outras infecções não atinge o feto.

28. Antes de engravidar, praticava natação. Posso continuar? Até quando?
Para quem já tem condicionamento para a natação e a gravidez está transcorrendo sem problemas, não há contra-indicação. Após o sétimo mês, evite apenas ficar imersa na água por mais de 30 minutos porque o tampão mucoso, que protege a bolsa d’água de infecção, começa a se se desmanchar, o que pode acarretar ruptura prematura da bolsa.

29. Tive pré-eclâmpsia no primeiro parto. Pode acontecer novamente?
A pré-eclâmpsia é muito mais freqüente na primeira gestação. Com um pré-natal bem controlado, a possibilidade que venha a se repetir é muito pequena.

30. Posso pintar meu cabelo, fazer luzes, permanente ou relaxamento?
Como rotina é desaconselhável, principalmente no primeiro trimestre, já que qualquer tintura ou descolorante é produto químico e pode acarretar danos para o feto. Se usar, prefira produtos que não contenham amônia.

31. Sou obrigada a tomar vacina antitetânica?
Não é obrigada, mas é recomendável que se tome três doses: no final do sexto, sétimo e oitavo mês.

32. Com quantas semanas vou sentir meu bebê se mexer?
Sua sensibilidade aos movimentos do bebê, começa a partir de 18/19 semanas (final do quarto, início do quinto mês).

33. Minha barriga está muito pequena. Algum problema?
Não, desde que o feto esteja se desenvolvendo bem e o tamanho seja compatível com o tempo de gestação, o que pode ser verificado através das ultra-sonografias.

34. Preciso fazer tratamento dentário. Alguma contra-indicação?
Com o anestésico apropriado não há riscos. É importante que o dentista conheça os efeitos das substâncias anestésicas e as alterações que ocorrem na gravidez, como o aumento da pressão arterial.

35. Tenho cólicas leves. É normal?
Sim, mas cuidado com qualquer sangramento. Se acontecer, o médico deve ser avisado imediatamente.

36. Tenho RH negativo. Que cuidados são necessários?
Fazer com uma certa regularidade, um exame de sangue (Coombs Indireto) para avaliar se você está produzindo anticorpos contra o fator positivo. Ao nascer, seu bebê será avaliado e se for RH positivo, você tomará uma vacina de imunoglobina contra possíveis hemáceas do bebê em seu sangue.

37. Tenho um gato e um cachorro. Devo me desfazer deles?
Gatos e cachorros podem transmitir toxoplasmose. Como não existe vacina, é importante que você faça os exames IGG (detecta a imunidade ao parasita) e IGM (marca a infecção aguda pelo parasita), mas não precisa se desfazer deles, se estiverem vacinados. Evite, também, manusear a terra sem luvas e cuidado com a ingestão de carne mal-passada, também transmissora da doença.

38. Estou gordinha. Corro algum risco?
Quilos a mais favorecem o surgimento de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

39. O que posso fazer para diminuir os enjôos?
Tente beber muito líquido e ingerir mais carboidrato (pão, biscoito, torrada, macarrão, etc). Chupar gelo e bala de hortelã, além de chá de gengibre podem ajudar.

40. Até quando posso dirigir?
Enquanto você conseguir sentar na direção. No último trimestre da gravidez não é aconselhável que dirija sozinha à noite.

41. Posso ter relações sexuais?
Sexo não faz mal à grávida e nem ao bebê, mas se você tem uma história de abortos anteriores, converse com seu médico. É contra-indicado quando houver perda de sangue, de líquido amniótico, cólicas muito fortes ou dores vaginais.

42. É bom fazer exercícios físicos? Quais os mais indicados?
Quem faz exercícios fica mais preparada para o parto, sofre menos com inchaço e dores lombares e recupera, mais rápido, a boa forma. Com a permissão de seu médico comece com caminhadas e alongamento no primeiro trimestre e natação e hidroginástica nos meses seguintes.

43. Quando o médico indica a cesariana?
Geralmente, a cesariana é necessária quando a mulher sofre de hipertensão, diabetes, eclampsia e é portadora de algumas infecções sexualmente transmissíveis. É recomendada também para casos de sofrimento fetal e deslocamento prematuro da placenta.

35 comentários:

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana disse...

estou gravida d 7 semanas e tive um sangramento intenso e mta colica na terça feira, fui no medico e ele disse q o colo do utero ainda estava fechado e me deu um remedio pra parar o sangramento, mais 4hs depois saiu tipo uma bolinha bem pequena meio transparente meio cor de rosa, dai comprei o remedio tomei e em seguda fui pro medico la e ele disse q o colo do utero ainda estava fechado, o q poderia ser essa bolinha???

Anônimo disse...

simpatia
simpatia Da certo da certo LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre AA de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que AA venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele jnc não pense mais nas outras? mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém?). Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amo

Anônimo disse...

Minha mestruaçao veio dia 26/11 e tive relaçoes nos dias em que estava fertil,mas nao apareceu a secreçao que perece a claro do ovo,tem como eu nao ter tido o periodo fertil? Estou doida para estar gravida,por isso estou tao ansiosa,respoda por favor,obrigada.

Anônimo disse...

Estou a tentar engravidar. Deixei de tomar a pilula desde a ultima menstruação no fim de maio. A verdade é que tenho tido sintomas de gravidez. é possivel engravidar à 1ª, após uma semana sem tomar a pilula depois de 15 anos de toma sem interrupções?

Anônimo disse...

Tenho uma.amiga que sempre esta sentindo tonturas e zonzuras posso considerar esses sintomas como de gtavidez,ela pode estar gravida.

Unknown disse...

Ola a mimha menstruaçao vrio dia 14d junho sendo q era pra vir n fim d mes porem ficou so um dia.Nao veio pra mim dia 14 d julho.Sera q eu stou gravida pq fiz tres teste d farmacia e deram negativo.

Anônimo disse...

Tenho 16 se estivé gravida me ferro oq faÇo para descobrir sem q meus pais saibam?

Anônimo disse...

parei de tomar anticoncepcional em janeiro ai em fevereiro minha menstruaçao deceu duas vezes no mes ai agora ja estamos em abril e ja fez 2 meses q eu nao menstruo e to sentindo uma dorzinha no pe da barriga q parece q a menstruaçao vai decer so q nao dece nada e cada semana eu to engordando mais e o q engorda e so a barriga ,sera q posso esta gravida ja fiz exame de sangue e de farmacia e todos deram negativo.

Anônimo disse...

Estou de dois meses e meio de gravides,nao sinto dor ,mas toda ves que vou no banheiro,e vou me secar o papel fica com sangue bem clarinho,e bem pouco,fui no medico ele falou que era normal,que o colo do meu utero estava fechado e que eu nao tinha sinal de infecçao,mas estou mt preocupada,porque toda ves que vou no banheiro acontece,e normal mesmo que aconteça isso?me mandem uma resposta por favor,pra mim ficar calma pois estou insegura,obrigada.

Bianca disse...

minha mestruação tá atrasada 7 dias e meus seios estão muito doloridos,e tó sentindo um pouco de cólica,é possível eu estar grávida?

Anônimo disse...

boa noite, ajude-me.?
Andei a tomar antibiótico e tomo pilula minigeste.
Li que apos 7 dias de parar o antibiótico é que a pílula volta a fazer efeito como deve ser.
caso tenha relações sexuais antes dos 7 dias engravido?

Unknown disse...

Fiz um teste de urina e deu positivo depois fiz outro deu uma fitinha escura e outra clara o terceiro teste negativo me ajude estou gravida ou não?

Unknown disse...

To com umas duvidas eu voltei com o meu ex. Tínhamos ficado 1mes separados, nisso eu tbm.parei de tomar meu AC, e
Mês passado dia 05/04 fiz relação com meu namora desprotegida , no outro dia comprei a pilula do dia seguinte e o anticoncepcional,tomei a pilula do dia seguinte sedo, e o anticoncepcional tomei a tarde pq minha mostra desceu dia 06/04. Passei 11dias menstruando direto, coisa q nunca aconteceu, ai pensei q fosse o efeito das pílulas juntas, ai quando foi dia 30 veio um pequeno sangramento só no dia msm. E minha mostra era pra vim dia 04/05 e ate agora nada faz 19 dias de atraso ,fiz teste de sangue e de farmácia deram negativos,o de farmácia fiz com 5 dias de atraso e de sangue com 10,minha amiga esperou 30 dias de atraso pra fazer o teste e deu positivo. Eu não aguendo espera por isso fiz antes, as vzs penso q e o efeito das pílulas que to tendo esse atraso, vc pode me ajuda, nesse espaço de tempo fiz relação desprotegida.

Unknown disse...

To com umas duvidas eu voltei com o meu ex. Tínhamos ficado 1mes separados, nisso eu tbm.parei de tomar meu AC, e
Mês passado dia 05/04 fiz relação com meu namora desprotegida , no outro dia comprei a pilula do dia seguinte e o anticoncepcional,tomei a pilula do dia seguinte sedo, e o anticoncepcional tomei a tarde pq minha mostra desceu dia 06/04. Passei 11dias menstruando direto, coisa q nunca aconteceu, ai pensei q fosse o efeito das pílulas juntas, ai quando foi dia 30 veio um pequeno sangramento só no dia msm. E minha mostra era pra vim dia 04/05 e ate agora nada faz 19 dias de atraso ,fiz teste de sangue e de farmácia deram negativos,o de farmácia fiz com 5 dias de atraso e de sangue com 10,minha amiga esperou 30 dias de atraso pra fazer o teste e deu positivo. Eu não aguendo espera por isso fiz antes, as vzs penso q e o efeito das pílulas que to tendo esse atraso, vc pode me ajuda, nesse espaço de tempo fiz relação desprotegida.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rafaela disse...

oi , estou com uma duvida. tomo os comprimidos todos os meses as vezes sigo com duas cartelas durante dois meses, enfim quando estava na segunda cartela faltando uns 6 comprimidos para tomar eu parei e nao ia tomar mais, mais no dia seguinte tive relaçao com meu marido, e começei a tomar novamente os ultimos 6 comprimidos, agora ja faz uns 10 dias que nao vem a minha mestruaçao, no inicio veio so uma sujeirinha mas muito pouco e parou, agora com 10 dias veio uma sujeira parecido com bora de cafe mas tbem ja parou. pode me ajudar? oque pode ser... obg

Anônimo disse...

Oi gente me ajudem por favor !!!!!
Tive relações com meu marido Varias vezes sem proteção mAs ele nao ejaculou dentro estou sentindo enjoos minha menstruação. Star atrasada , mas meus seios nao estao doloridos sera que estou gravida ou é so a ansiedade que estar me fazendo sentir enjoos?

Unknown disse...

Alguém pode me ajudar tive relação sexual no começo do mês minha menstruação está prevista pro dia 21mas ontem tive um sangramento forte mas não era de menstruação. Par ou agora está uma pequena quantidade de sangue escuro cor marrom. Oque será estou MT preocupada.não estou sentindo sintoma nenhum de gravides

Unknown disse...

Esta saindo um liquido marron se estiver pode ser que sim

Unknown disse...

Esta saindo um liquido marron se estiver pode ser que sim

Unknown disse...

Alguém pode me ajudar tive relação sexual no começo do mês minha menstruação está prevista pro dia 21mas ontem tive um sangramento forte mas não era de menstruação. Par ou agora está uma pequena quantidade de sangue escuro cor marrom. Oque será estou MT preocupada.não estou sentindo sintoma nenhum de gravides

Unknown disse...

Eu tmb. Aconteceu assim estou curiosa

Unknown disse...

Eu tmb. Aconteceu assim estou curiosa

Gessica disse...

lguém pode me ajudar tive relação sexual no começo do mês minha menstruação está prevista pro dia 21mas ontem tive um sangramento forte mas não era de menstruação. E sinto gosto amargo na boca..Par ou agora está uma pequena quantidade de sangue escuro cor marrom. Oque será estou MT preocupada.não estou sentindo sintoma nenhum de gravides....será que estou gravida

Gessica disse...

lguém pode me ajudar tive relação sexual no começo do mês minha menstruação está prevista pro dia 21mas ontem tive um sangramento forte mas não era de menstruação. Par ou agora está uma pequena quantidade de sangue escuro cor marrom. Oque será estou MT preocupada.não estou sentindo sintoma nenhum de gravides....E sinto gosto amargo na boca SERÁ QUE ESTOU GRÁVIDA??

Gessica disse...

lguém pode me ajudar tive relação sexual no começo do mês minha menstruação está prevista pro dia 21mas ontem tive um sangramento forte mas não era de menstruação. Par ou agora está uma pequena quantidade de sangue escuro cor marrom. Oque será estou MT preocupada.não estou sentindo sintoma nenhum de gravides....E sinto gosto amargo na boca SERÁ QUE ESTOU GRÁVIDA??

Gessica disse...

lguém pode me ajudar tive relação sexual no começo do mês minha menstruação está prevista pro dia 21mas ontem tive um sangramento forte mas não era de menstruação. E sinto gosto amargo na boca..Par ou agora está uma pequena quantidade de sangue escuro cor marrom. Oque será estou MT preocupada.não estou sentindo sintoma nenhum de gravides....será que estou gravida

rosa disse...

Gente me ajuda a tirar uma dúvida que tá me acabando, gente minha menstruação veio 11/03, meu período fértil é do dia 20 a 26 é nesse período tive relação com meu esposo é quero muito está grávida, era pra minha menstruação já te vindo ou não?

rosa disse...

?????

Anônimo disse...

Mês passado desceu duas vezes para mim ,e esse mês estou com atraso de 15 dias ,posso estar grávida?

Marília disse...

Mestruei 22 de maio fiz o teste de farmacia deu negativo mesmo assim vim sentido enjôo e tonturas quando foi hoje FIS muito esforço e minha menstruação desceu um vermelho clarinho leve posso está gravida ??

Anônimo disse...

Estou grávida e não sei se o pai é o meu namorado ou o irmão mais velho dele. Tem como saber pelo exame de DNA

Anonimo98 disse...

MENINAS ME AJUDEM. FAZ UM MÊS MAIS OU MENOS QUE PAREI DE TOMAR ANTICONCEPICIONAL INJETAVEL, ATRASOU MINHA M 7 DIAS E QUANDO DESCEU FICOU 10 DIAS E NÃO É NORMAL TOMEI ANTICONCEPICIONAL PÍLULA PARA PARAR MAIS ESTAVO FICANDO BASTANTE ENJOADA ENT PAREI. O NORMAL É DURAR 6 DIAS! ESSE MÊS DE NOVEMBRO DESCEU DUROU 3 DIAS, QUANDO VI QUE PAROU MESMO TOMEI A PÍLULA N DIA 18 DESCEU MAIS POR UM DIA PQ TOMEI A PÍLULA E DEPOIS DISSO N TOMEI MAIS PQ FICO BASTANTE ENJOADA QUANDO TOMO. ONTEM TIVE RELAÇÃO COM MEU NAMORADO MEU DEU UM ENJOO ENT VOMITEI, E QUANDO FUI AO BANHEIRO FAZER XIXI PASSEI O PAPEL SAIU UM POUCO DE SANGUE MAIS NÃO DESCEU MAIS.. VCS PODEM ME TIRAR ESSA DUVIDA??

Anonimo98 disse...

MENINAS ME AJUDEM POR FAVOR.
FAZ UM MÊS MAIS OU MENOS QUE PAREI DE TOMAR ANTICONCEPICIONAL INJETAVEL, FIQUEI 7 DIAS ATRASADA. QUANDO DESCEU FICOU 10 DIAS TOMEI ANTICONCEPICIONAL PÍLULA PARA PARAR, O NORMAL É FICAR 6 DIAS.SE EU NÃO TOMASSE A PÍLULA DESCIA, MAIS RESOLVI NÃO TOMAR MAIS PQ ESTAVO FICANDO BASTANTE ENJOADA. ESSE MÊS DE NOVEMBRO DESCEU E FICOU 3 DIAS, QUANDO EU VI QUE PAROU A M TOMEI UMA PÍLULA, NA SEMANA DO DIA 18 DESCEU DNV MAIS FOI EMBORA NO MESMO DIA E ENT TOMEI A PÍLULA ME SENTI MUITO ENJOADA NÃO TOMEI MAIS NÃO. ESTOU TENDO UNS SINAIS MEIO QUE ESTRANHOS, HOJE NO MOMENTO EM QUE ESTAVO TENDO RELAÇÃO COM MEU NAMORADO TIVE QUE PARAR PQ MEU DEU ENJOO E VOMITEI QUANDO FUI AO BANHEIRO FAZER XIXI PASSEI O PAPEL E DESCEU UM POUCO DE SANGUE MAIS NÃO DESCEU MAIS ..